17.12.08

REFLEXÃO 2

Engraçado ver como a sociedade em que vivemos é hipócrita.O Brasil tem como imagem um povo de muitas cores, de muitos costumes, um povo unido nas "diferenças". No entanto, essas diferenças acabam por aparecer nas mais corriqueiras situações.

*Tão grande é a discriminação que acaba por formar imagens pré-constituídas das pessoas, o que as leva a serem alvo para sempre - os famosos rótulos. Porque todo favelado é bandido, porque todo aluno de escola pública é incapaz, porque todo político é corrupto, porque toda loira é burra. RI-DÍ-CU-LO.

*Pior que o preconceito explícito, cuspido no rosto do sujeito, é o preconceito que se esconde. É aquele comentário engraçadinho que ronda as rodinhas de conversa nos bares, que paira sobre as famílias conservadoras, que se infiltra na cabeça de pessoas mais influenciáveis e, por fim, acaba com a vida do outro.

*As demonstrações de preconceito, mesmo que implícitas, estão presentes na nossa vida. É só olhar mais profundamente.

*"Quem planta preconceito, racismo e indiferença não pode reclamar da violência."

Mayla Cicci escreve às quartas-feiras na escritureira.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ótima reflexão Mayla. Esteriotipar crenças, modos, cores é uma babaquice sem tamanhos. E realmene quase ninguém está livre.

Falando Nisso... disse...

Infelizmente é esse país em que vivemos.
Um país totalmente preconceituoso, em todos os sentidos...religião,cor,crença,opção sexual,situação financeira.
Realmente,ninguém escapa.
:(

Ana Cláudia disse...

Otimo May!
Adorei.
Preciso mostrar isso para alguns (para nao falar todos) familiares...

Luiz Hozumi disse...

chega a ser uma questão cultural.. crescemos ouvindo isso, as vezes sai naturalmente como " serviço de preto" e por aí vai.. difícil educar e reeducar, dificil mas necessário, boa exposição dos fatos..